CRPO Fronteira Noroeste apóia efetivo do 4º BAPF

Na noite de quarta-feira (31/03), às 19h, os integrantes do CRPO Fronteira Noroeste, assim como em outras oportunidades, efetuaram o serviço de apoio ao 4º BPAF, em jogo no Estádio Carlos Denardim, na cidade de Santa Rosa, pelo Campeonato Gaúcho -série B. Com o objetivo de garantir um momento de lazer às várias famílias que se encontravam presentes, a integração na segurança foi primordial, tanto dentro de campo onde foi efetuada pelo POE, como na área externa, onde nosso efetivo estava atento desde a revista na entrada dos espectadores à todas as movimentações das torcidas.

Integrantes do FEBAP visitam Cmt do CRPO FNO

Nesta quarta-feira (31/03), o Pró-reitor da UNIJUÍ, Campus de Santa Rosa, Sr. Cláudio Edilberto Hofler, presidente Internacional da FEBAP (Federação Econômica Brasil, Argentina e Paraguai) acompanhado do Sr. Eugeno Schwambach, presidente da FEBAP Brasil e do Sr. Herberto Werner, estiveram reunidos com o Cmt do CRPO Fronteira Noroeste, Cel Atamar Manoel Cabreira Filho, com o objetivo de apresentar um convite para a Brigada Militar/CRPO FNO participar do Departamento de Exportação e Assuntos Fronteiriços da FEBAP na gestão 2010-2012.

A federação objetiva a integração comercial, industrial, agropecuária, cultural, turística, esportiva e de serviços dos países integrantes do Mercosul, com abrangência na Região Noroeste do Rio Grande do Sul (Brasil), na Província de Misiones e Corrientes (Argentina) e o Departamento de Itapúa (Paraguai).

Comandante do CRPO FNO realiza reunião com Comandantes de Batalhão

Nesta terça-feira (30/03), na sede do CRPO Fronteira Noroeste, estiveram reunidos com o Cmt do CRPO, Cel Atamar Manoel Cabreira Filho, os Comandantes de Batalhão da área com a finalidade avaliar a atividade Operacional desenvolvida e traçar novas estratégias para melhorias na segurança da comunidade.

Na pauta, também foram tratados assuntos administrativos relacionados ao gerenciamento do Comando e dos Batalhões.

Autoridades de Rodeio Bonito visitam Cmt do CRPO Fronteira Noroeste

 

O vice-prefeito, Nilson Luís Dal Cortivo, os vereadores Claudiomir Zanluchi e Artêmio Balsan, e o presidente da ACI Ivan Deliberalli, visitaram neste dia 30 março 2010, o Cmt do CRPO Fronteira Noroeste, Cel Atamar Manoel Cabreira Filho, acompanhados do TCel Iguaraçú Ricardo da Silva e do Maj Renan Claro, Cmt e SCmt do 37º BPM.


Na ocasião, entregaram ofício com pedido de efetivo para a cidade de Rodeio Bonito. Também foram tratados outros assuntos afetos a Segurança Pública.
Visita do General Cmt da 1ª Brigada de Cavalaria Mecanizada ao CRPO Fronteira Noroeste

Nesta terça-feira (30/03), às 10:30h, o Cel Atamar Manoel Cabreira Filho, Comandante do CRPO Fronteira Noroeste, recepcionou o Exm° Sr General de Brigada José Eustáquio Nogueira Guimarães, Comandante da 1º Brigada de Cavalaria Mecanizada – Santiago/RS, e comitiva, representando o Comando Militar do Sul.


O Cel Atamar explanou sobre sua administração, envolvendo os sistemas de pessoal, logística, inteligência e treinamento, bem como as ações que vêm sendo desenvolvidas na atividade de policiamento ostensivo por parte do Comando Regional. Ressaltou ainda, o bom relacionamento da Brigada Militar com os demais Órgãos de Segurança Pública.

Resultados Finais da 14º Operação Simultânea
 

Após o início da Operação Simultânea na quinta-feira (25/03), a exemplo das operações que vêm sendo realizadas pelas Forças de Segurança Pública da Região de Fronteira entre o Brasil e a Argentina desde o ano de 2003, intensificou–se a fiscalização abrangendo ações por terra e água em toda a área dos Comandos Regionais Fronteira Noroeste e Missões.
 
Por estes Comandos foram empregados na ação 355 homens, 100 viaturas e 01 barco. Sendo que, na área do CRPO Fronteira Noroeste a operação policial resultou na fiscalização 2720 veículos, na abordagem de 5020 pessoas; foram fiscalizados 725 estabelecimentos comercias dentre bancos, bares e postos de combustível. 

Em decorrência foram efetuadas 21 prisões por porte ilegal de arma, agressão, violação dos direitos autorias, dentre outros;  recolhidos 11 veículos, autuados 44 e recolhidas 6 carteiras de habilitação. Foram recolhidas duas armas de fogo.
Também ocorreu uma notificação por crime ambiental e apreensão de material de pesca.
 
Com o encerramento da Operação no sábado (27/03) e os resultados obtidos, podemos concluir que obtivemos pleno êxito nas ações desenvolvidas. 
14ª Operação Simultânea das Forças de Segurança de Fronteira do Brasil e da Argentina

Na sexta-feria (26/03), às 14:30h encontraram-se na área portuária da cidade de Porto Mauá, representantes das Forças de Segurança de Fronteira do Brasil e da Argentina, para solenidade de abertura da 14º Operação Simultânea.
O Cel Atamar Manoel Cabreira Filho, comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo Fronteira Noroeste em discurso para a tropa e representantes locais, reiterou os objetivos desta operação que visam coibir delitos comuns na fronteira dos dois países como furto de veículos e/ou cargas; tráfico ilegal de drogas; tráfico ilegal de armas; abigeato; agressões ao meio-ambiente; contrabando, dentre outros. Relembrando que com a necessidade crescente de uma maior fiscalização, desde o ano de 2008 integraram-se nesta parceria os estados de Santa Catarina e Paraná, aumentando assim, a área de abrangência a ser fiscalizada.

Sabe-se que a parceria que envolve esta Operação faz com que nossa fronteira tenha uma melhor qualidade de vida e seu desenvolvimento social e econômico seja crescente, além dos laços criados entre os profissionais envolvidos, o que ocorre também em outros momentos do nosso policiamento cotidiano.

Participaram da solenidade as seguintes autoridades:
- Guerino Pedro Pisoni, Prefeito Municipal de Porto Mauá;
- Professor Nelson Carvalo, Intendente de Alba Posse – Argentina;
- Coronel Luis Guerini, Comandante da 9ª Região Policial Militar de Santa Catarina;
- Major QOPM Gilberto Oiti Oliveira Junior, Comandante 3 Batalhão de Polícia Militar do Estado do Paraná;
- Senhor Comandante Mayor Alfredo Rene Erben, Jefe da Agrupacion IV da Gendarmeria Nacional Argentina;
- Senhor Comisario General Licenciado Victor Armando Rutschman, Subjefe de Policia de La Provincia de Misiones – Argentina;
- Dr. Francisco Clavelino Aguirre
- Dr. Francisco Clavelino Aguirre, Presidente do Tribunal Penal Uno Oberá;
- Dr. Horacio Heriberto Alarcón, Juez de Instrucción Duos Oberá.