Acendimento do Fogo Simbólico

Quarta-feira (18/8), na sede do 37ºBPM, Frederico Westphalen, ocorreu o acendimento da pira com a centelha do fogo simbólico, que ficará sob a guarda da Brigada Militar para a Semana da Pátria.A centelha do fogo simbólico foi recebida das mãos do Coronel da Reserva Remunerada, Álvaro Raul Cruz Ferreira, presidente da Liga de Defesa Nacional. O ato foi realizado em conjunto com o Prefeito Municipal de Frederico Westphalen, Excelentíssimo Sr José Alberto Panosso, o Presidente da Câmara Municipal, Excelentíssimo Sr. Eusébio Cansian e o Cmt do 37ºBPM TCel Iguaraçu Ricardo da Silva.
A Chama Volitiva tem por objetivo exaltar os valores cívico-militares mais intrínsecos da alma da Brigada Militar. O fogo simboliza ardor, energia, vivacidade, sentimento veemente, entusiasmo, pureza, imaginação viva e altivez, sentimentos que são inerentes ao espírito livre e combativo que anima à cultura Brigadiana há cento e setenta e dois anos.
É conduzida pela Liga da Defesa Nacional (LDN), entidade cívico-cultural, fundada em 7 de setembro de 1916 por uma plêiade de ilustres patriotas, liderados pelo poeta Olavo Bilac, consubstanciada no seu estatuto inicial, datado de 23 de setembro de 1916, com a finalidade de "robustecer na opinião pública nacional um elevado sentimento de patriotismo". Atualmente a atividade de maior destaque promovida pela Liga é a Corrida do Fogo Simbólico da Pátria, realizada pela primeira vez em 1938.O Fogo Simbólico da Pátria surgiu da idéia de um grupo de patriotas gaúchos que buscavam um símbolo que representasse o ardor patriótico do povo brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
** Os Comentários e/ou Sugestões serão avaliados e após exibidos.
Moderador do Blog.