Dados 16ª Operação Simultânea de Fronteira

A Operação foi realizada nos dias 13, 14 e 15/4 na área do CRPO/FNO, e envolveu o efetivo dos Pelotões de Operações Especiais do 4º BPAF/Santa Rosa, 7º BPM/Três Passos e 37º BPM/Frederico Westphalen, que atuaram em todos os municípios que fazem fronteira com a Argentina, realizando barreiras de fiscalização e patrulhas volantes.
Nesta edição, além da Brigada Militar(CRPO/FNO/Santa Rosa e Missões/Santo Ângelo), Policia de Misiones, Gendarmeria Nacional Argentina, Polícia Militar de Santa Catarina e Paraná, integraram-se à ação a Policia e a Gendarmeria da Província de Corrientes/Argentina, a Polícia Nacional do Uruguai e os demais Comandos Regionais da Brigada Militar que fazem Fronteira com esses países(CRPO Fronteira Oeste/Santana do Livramento e Sul/Pelotas).
Conforme edições anteriores, a 16º Operação Simultânea visou coibir delitos típicos na fronteira dos três países como furto de veículos e/ou cargas; tráfico ilegal de drogas; tráfico ilegal de armas; abigeato; agressões ao meio-ambiente; contrabando, dentre outros. Nesta edição foram inciadas  tratativas para troca de informações e qualificação dos efetivos das Instituições participantes, visando os eventos da Copa do Mundo de 2014.
Na área deste Comando Regional foram empregados na operação homens, viaturas e     barco. Sendo que, resultou na fiscalização de 846 veículos, na abordagem de 1.316  pessoas e na prisão de 03 pessoas, dentre outros. Em decorrência foram recolhidos 07 veículos, autuados  24  e recolhida 01 carteira de habilitação. Foram fiscalizados 86 estabelecimentos comerciais dentre bancos, bares e postos de combustível.
A ação conjunta entre os países é contínua, podendo-se comprovar através das apreensões de drogas e produtos de contrabando e descaminho, que acontecem rotineiramente na área de atuação deste Comando.
Com os dados coletados neste período da operação; o estreitamento dos laços de amizade entre as Intituições; a inserção de outras instituições; confirma-se o êxito da integração das Instituições de Segurança desses três países em busca do combate a criminalidade em prol da segurança e qualidade de vida das comunidades fronteiriças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Os Comentários e/ou Sugestões serão avaliados e após exibidos.

Moderador do Blog.