16ª Operação Simultânea Internacional
Participam do evento o Subsecretário de Segurança e Justiça da Província de Misiones, Chefe da Agrupacion IV de Misiones-Gendarmeria Nacional Argentina, Chefe da Policia de Misiones, Comandante-Geral da Brigada Militar, Delegado Regional da Polícia Civil de Santa Rosa e Três Passos, Comandante da 9ª Região Policial Militar de Santa Catarina, Prefeito Municipal de Alba Posse e de Santa Rosa, entre outras autoridades civis e militares. As tratativas iniciais para a realização deste trabalho integrado entre as forças de segurança do Brasil e da Argentina são anteriores a 2000, e tiveram o objetivo inicial em conhecer as respectivas instituições, suas competências, estreitar laços de amizade, e identificar necessidades e problemas mútuos.
As Operações Simultâneas começaram efetivamente em 2005 e tem por foco o combate aos delitos típicos de fronteira, dentre os quais destacamos: O furto/roubo de veículos e/ou cargas; tráfico de drogas; tráfico de armas; abigeato; seqüestro; tráfico e exploração de seres humanos; furto de máquinas, defensivos e implementos agrícolas; agressões ao meio ambiente; contrabando e descaminho, dentre outros.
Cabe ressaltar que o trabalho integrado ocorre em todos os dias do ano, e as operações, sempre em dia agendado, a exemplo da que realizamos nestes dias.
Esta prática, além de representar a união das forças de segurança dos países, coloca em ação todos os recursos humanos e materiais disponíveis pelas corporações.
O trabalho que iniciou entre a Brigada Militar, Policia de Misiones e a Gendarmeria Nacional Argentina, envolvendo estas forças sediadas em Santa Rosa e Oberá, hoje abrange toda a província de Misiones, grande parte do Rio Grande do Sul e os Estados de Santa Catarina e Paraná.
O destaque nesta 16ª Operação Simultânea é a integração da Gendarmeria Nacional Argentina e Policia da Província de Corrientes, a Polícia Nacional do Uruguai e os demais Comandos Regionais da Brigada Militar que fazem Fronteira com a Argentina e Uruguai.
Os resultados do trabalho integrado são observados rotineiramente, a exemplo de prisões por tráfico de drogas e contrabando, recuperação de veículos furtados que foram trocados por drogas, combate aos delitos ambientais, dentre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
** Os Comentários e/ou Sugestões serão avaliados e após exibidos.
Moderador do Blog.