

As novas viaturas são oriundas do ENAFRON (Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras) e irão reforçar a frota de veículos da Brigada Militar 4º BPAF de Santa Rosa (4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira), do 7º BPM em Três Passos (7º Batalhão de Polícia de Militar) e do 14º BPM em São Luiz Gonzaga (este, da área do CRPO Missões).

HISTÓRICO DA ESTRATÉGIA DE FRONTEIRA
A identidade de fronteira é criada no CRPO FRONTEIRA NOROESTE a partir do ano de 2000 quando ocorre uma série de iniciativas buscando a cooperação entre instituições públicas de Defesa e Segurança Pública da região e da Província de Misiones na Argentina. No ano de 2005 ocorre a aproximação com a Policia Militar do Oeste de Santa Catarina e logo em seguida a Polícia Civil.
No ano de 2007 iniciam os primeiros debates pelo Ministério da Justiça para a implementação de uma Política Nacional de Segurança Pública para fronteira. Naquela oportunidade o CRPO FRONTEIRA NOROESTE participou de encontros para agregar suas práticas a este Projeto que mais tarde dá origem à Polícia Especializada de Fronteira.
Já em 2010 com a criação da Estratégia Nacional de Segurança Pública para as fronteiras pelo governo federal o CRPO Fronteira Noroeste é alçado a colaborador da Secretaria Nacional de Segurança Pública tendo participado de Encontros e Formatação de Cursos, uma vez que o modelo desenvolvido na região ajustava-se à proposição da Política Pública Nacional.
A concepção estratégica desenvolvida nestes anos pelo CRPO FNO, abrangem a busca de condições adequadas de trabalho aos seus policiais militares e consequentemente elevando as condições de atendimento à comunidade em fronteira, independente da língua que fale.
Da mesma forma a produção de conhecimento e desenvolvimento de técnicas de gestão pública completam as bases para a busca de qualidade para a prevenção e repressão imediata de delitos, colocando a Segurança Pública como fator de desenvolvimento regional.
Este ato de hoje faz parte da liberação de recursos desta Política Nacional para a fronteira, ajustada às metas da Secretaria de Segurança Pública do Estado, e que garante um amplo suporte material aos profissionais de Segurança Pública, buscando concretizar os objetivos traçados pelo do Decreto Federal 7496 de 2011, que institui o plano estratégico de fronteiras:
Artigo 3º: O plano estratégico de fronteiras terá como objetivos:
I- a integração das ações de segurança pública, de controle aduaneiro e das Forças Armadas da União com a ação dos Estados e Municípios situados na faixa de fronteira;
II- a execução de ações conjuntas entre os órgãos de segurança pública, federais e estaduais, a Secretaria da Receita Federal do Brasil e as Forças Armadas;
III- a troca de informações entre os órgãos de segurança pública, federais e estaduais, a Secretaria da Receita Federal do Brasil e as Forças Armadas.
CRPO Fronteira Noroeste - Excelência em Segurança Pública de Fronteira!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
** Os Comentários e/ou Sugestões serão avaliados e após exibidos.
Moderador do Blog.