Brigada Militar lança em Santana do Livramento a 24ª Operação Simultânea

No último sábado (20/7), às 9h, o Tenente Coronel Elias Andrade Ereno, respondendo pelo Comando do Comando Regional de Polícia Ostensiva Fronteira Noroeste (CRPO FNO), participou, na praça Internacional, em Santana do Livramento, do lançamento da 24ª Operação Simultânea, que tem por objetivo incentivar o trabalho integrado entre as forças de segurança do Brasil, Argentina, Uruguai e do Paraguai.

A solenidade foi presidida pelo subcomandante-geral da Brigada Militar, coronel Silanus Serenito de Oliveira Mello e coordenada pelo comandante Regional de Polícia Ostensiva da Fronteira Oeste( CRPO/FO), coronel Iguaraçú Ricardo da Silva.

O objetivo da Operação e proporcionar atuações conjuntas e integradas das forças policiais e forças armadas de forma a desenvolver um padrão de procedimentos das instituições atuantes em áreas de fronteira, com vistas à consolidação do Sistema Transnacional de Segurança Pública, o que proporcionaria o bem estar social das comunidades fronteiriças.

Ao meio dia, foi realizada uma reunião-almoço onde foi definida a data e local da 25ª Operação Simultânea.

Além das autoridades citadas, estiveram presentes o comandante do Comando Rodoviário da Brigada Militar, coronel Fernando Alberto Moreira; o comandante Comando Ambiental da BM, coronel Ângelo Antonio Vieira da Silva; o comandante do CRPO Sul, coronel Paulo Roberto da Rosa Duarte; o Jefe Polícia de Rivera do Uruguai, inspetor General Retirado Licenciado Heriberto Fagundes Cabrera; o diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), delegado de Polícia Mário Wagner; o sub jefe de Policia de Treinta y Três Inspetor Mayor, Jesus Dilmar Cuadro; o comandante do 10º Comando de Bombeiros, tenente-coronel Pedro Ricardo Maron Burgel; o comandante CRPO Missões, tenente-coronel Claiton da Costa Portilho; Representantes da Polícia Rodoviária Federal; coordenação executiva de Jefatura de Policia de Rivera, comissario Inspetor, Gustavo Lopes, entre demais autoridades civis e militares.


CRPO Fronteira Noroeste - Excelência em Segurança Pública de Fronteira.

C O N V I T E

CRPO Fronteira Noroeste receberá novas viaturas policiais

Na terça-feira (23/07), às 15:30, o Secretario de Estado da Segurança Pública, Airton Michels e o Comandante Geral da Brigada Militar Coronel Fábio Duarte Fernandes, estarão em Santa Rosa para a entrega de quatro viaturas policiais Pick Up Amarok.
A destinação das novas viaturas será duas para o 4º BPAF (Santa Rosa), uma para o 7º BPM (Três Passos) e uma para o município de São Luiz Gonzaga, área do Comando Regional de Polícia Ostensiva Missões (CRPO Missões).

CRPO Fronteira Noroeste - Excelência em Segurança Pública de Fronteira.





20 de Julho - Dia do Amigo!


Coluna do Capitão Aguiar - Jornal Folha do Noroeste -19/07/13

Coluna do Capitão Aguiar - Jornal Folha do Noroeste -19/07/13

Tá na hora, Tá na hora!

“Tá na hora, tá na hora.
Tá na hora de brincar
Pula, pula bole, bole
Se embolando sem parar.
Dá um pulo vai para frente
De peixinho vai pra trás
Quem quiser brincar com a gente
Pode vir nunca é demais…”
Quem nunca dançou a música Ilariê, da Xuxa, de 1988…
Mas quero pedir permissão para mudar a letra. Acredito que a realidade, hoje, permite tal ousadia:
“Tá na hora, tá na hora.
Ta na hora de gritar
Passo o tempo e se repete                    
Acusando sem parar
Se agimos lá na frente
Ou ficamos lá pra atrás
Quem quiser criticar a gente
Pode vir nunca é demais!”
Pois é! Parece-me que, para alguns, tudo que acontece de errado é culpa da polícia. Sempre. Tá na hora de acabar com isso gente. Tá na hora de mais gente ser responsabilizada. Podemos errar. E com certeza erramos. Mas só nós? Só nós? De tudo de errado que acontece somos sempre nós? Não podemos cobrar cinto de segurança, uso do telefone ao volante. Não podemos abordar ninguém. Não podemos usar armas pesadas, pois assusta. Nossa! Há “experts” de plantão para falar de segurança. Os problemas sociais caem em nosso colo, mas, se agimos lá na frente, ou se ficamos lá pra trás… erramos!
Se os jogadores de futebol se agridem ou agridem o árbitro chamam quem? A polícia. Se agimos lá na frente, ou se ficamos lá pra trás… erramos!
Se quebrarem tudo, chamam quem? A polícia. Se agimos lá na frente, ou se ficamos lá pra trás… erramos!
Não podemos dar um pulo pra frente e nem de peixinho pra trás. Estamos amarrados e quem quiser criticar a gente, pode vir nunca é demais.
Que nem diz um colega meu: “fechemos a bodega”. Eu acho que ele tem razão. Tá na hora. Tinha ciúmes dos bombeiros. Sempre nossos heróis. Mas agora até eles estão dançando o Ilariê. Tá na hora, tá na hora.
Até semana que vem.

Comandante visita o 37º BPM


Coronel Worney e Tenente Coronel Elias

Na data de hoje, 05/06, o Comandante do CRPO/FNO (Comando Regional de Polícia Ostensiva da Fronteira Noroeste) com sede em Santa Rosa, Coronel WORNEY DELLANI MENDONÇA, visitou o 37º BPM. O Coronel que era comandante da Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EsFAS) de Santa Maria, foi transferido para Santa Rosa após a aposentadoria do então comandante Coronel SÉRGIO FLORES DE CAMPOS.

Na ocasião foi realizada uma reunião com a apresentação de todos os Comandantes de Pelotões e Grupamentos da área de abrangência do Batalhão.
Gerenciada pelo Tenente Coronel ELIAS e pelo Capitão AGUIAR, que explanaram para o Comandante do CRPO/FNO as características da região, a forma de policiamento, as dificuldades e os trabalhos realizados pelos policiais que atuam no 37º BPM.

Coronel Worney no uso da palavra relatou algumas experiências vividas ao longo da vida na caserna, além de estudos que está sendo realizado para a prevenção de crimes e alternativas para um melhor atendimento na população de um modo geral.

TCel Elias - Prefeito Roberto Felin - Juiz José Luiz Leal Vieira -
Cel Worney
Após a reunião os militares participaram de um almoço no Rancho Brigadiano na sede da Brigada Militar de Frederico Westphalen onde o comandante do 37º BPM entregou ao comandante do CRPO uma pedra preciosa. Participaram do ato o prefeito Roberto Felin e o Juiz de Direito José Luiz Leal Vieira.


A visita do Comandante do CRPO Fronteira Noroeste, Coronel Worney Dellani Mendonça, ao 37º BPM ( BM Frederico Westphalen) faz parte de um cronograma de visitas às Unidades subordinas, visto, este Comandante, ter assumido recentemente a missão de estar à frente do Comando Regional.

Tem como objetivo tratar de assuntos operacionais e administrativos, bem como, oportunizar aos Oficiais e Comandantes das Frações Destacadas proporem sugestões e manifestarem as necessidades para o desempenho das atividades na esfera de suas atribuições.



Além desta visita, o Comandante esteve reunido, ontem (04.06), na sede do 4º BPAF (Batalhão de Polícia de Área de Fronteira) - Bm Bpaf Santa Rosa, com seu Comandante Major Vladimir Ribas, os oficiais e comandantes da subunidades. 

A próxima visita esta prevista para dia 11 de junho, à sede do 7º BPM (7º Batalhão de Polícia de Militar) - BM Celeiro Sétimo Bpm, em Três Passos.


CRPO Fronteira Noroeste - Excelência de Segurança Pública em Fronteira!





O que é ser Policial Militar?

Coluna do Capitão Aguiar - Jornal Folha do Noroeste

Nesta semana recebi uma cópia de um texto do primeiro sargento Alderi, comandante da Brigada Militar do município de Seberi, que me emocionou. Encheu-me de orgulho de ser policial militar. Não consegui escrever sobre mais nada. Pedi permissão a ele para publicar na íntegra. Simplesmente sensacional:

“Como POLICIAL MILITAR, em Porto Alegre, fui PARTEIRO, quando não dava tempo de levar uma grávida ao hospital, na madrugada.
Como POLICIAL MILITAR, fui psicólogo, tentando salvar uma mulher que estava com uma faca no peito e ameaçava se matar em Torres.
Como POLICIAL MILITAR, fui assistente social, quando tinha de confortar A MÃE DE UMA VÍTIMA assassinada por não possuir algo de valor que o assaltante pudesse levar;
Como POLICIAL MILITAR, fui pedreiro, ao participar de mutirões para reconstruir casas destruídas por temporais.
Como POLICIAL MILITAR, fui paramédico fracassado, AO VER UM COLEGA IR A ÓBITO A BORDO DA VIATURA, e sentir uma lágrima escorrer no rosto quando fazia parte da guarda de honra.
Como POLICIAL MILITAR, fui apedrejado por agricultores em manifestações que acreditava legítimas, mas tinha que estar postado em frente ao palácio Piratini.
Como POLICIAL MILITAR, fui obrigado a me tornar gladiador em estádios em que joga o próprio time que torço.
Como POLICIAL MILITAR, vi lágrimas brotar na face de um agricultor quando seu único animal e forma de sustento foi abatido e, no momento, nada pude fazer.
Como POLICIAL MILITAR, vi colega ser atropelado numa BLITZ por um desses cidadãos QUE, POR MEDO DA POLÍCIA, AFUNDOU O PÉ NO ACELERADOR E PASSOU POR CIMA DE VÁRIOS COLEGAS;
Como POLICIAL MILITAR me orgulho de OSTENTAR esta farda há mais de 25 anos.
Como Policial Militar, sou um cidadão, sou pai, esposo e filho e, sobretudo, um ser humano”.

Um resumo do amor à profissão, do amor à farda, do respeito. Um desabafo? Não sei, mas reflete nossa missão, nossa dor, nossos sentimentos. Adorei.

Até semana que vem.

Cap Carlos Aguiar - 37º BPM - Frederico Westphalen

Gerenciamento de crise - Coluna Folha Noroeste - Cap Aguiar!

Gerenciamento de crise!
 
Nesta semana, tive a grande oportunidade de fazer um curso de Gerenciamento de Crises no Batalhão de Operações Especiais (BOE) em Porto Alegre. Foi muito interessante, eis que mudamos nossa rotina, tivemos um grande aprendizado e revemos velhos amigos.
Estar no quartel do BOE em um período de tantos conflitos e manifestações serviu para que pudéssemos ouvir suas experiências, flagrar em “in loco” suas técnicas, conhecer o material utilizado.
Foi importante, pois trazemos nossas características regionais, nossas dificuldades e, também, nossa forma de contato com todas as manifestações. Na capital, pelo número de manifestantes, dificilmente há ações que infelizmente não exacerbam a legalidade.
Mas o primeiro passo é o mesmo. Negociação, negociação e negociação. Sempre. Qualquer ato da polícia para combater os delitos é precedido por negociação de homens preparados. Técnicos e imbuídos no resultado da boa conversa. Sejam ocorrências de controle de tumulto, sejam aquelas que envolvem reféns, com pessoas dos mais variados perfis e situações heterogêneas.
Mas, às vezes, a conversa não adianta. Quando se passa do limite, há ações que devem ser desencadeadas, caso a negociação não funcione.
Olha, gente, fiquei impressionado com o preparo dos policiais. Não pensem que se junta qualquer pessoa para negociar, para decidir, para agir, para usar a força necessária para a contenção de vândalos. Cada um tem sua função. Cada um é preparado, e muito preparado para agir.
Testemunhei toda esta dedicação. Estamos trazendo uma pequena bagagem de tudo isso. Mas estou orgulhoso de nossa polícia. Estou orgulhoso que temos como prioridade a negociação, sempre. Ninguém é contra manifestações, mas contra o vandalismo, sim. E aí se age dentro da técnica e se condena qualquer ato diverso deste.
Por isso que a prevenção é importante. A prevenção dialoga. A prevenção une forças. E desde já convidamos a todos para que na próxima terça-feira, 9, às 19h30, no Salão Nobre da Associação Comercial e Industrial de Frederico Westphalen (ACI/FW), para prestigiar um evento de prevenção. Sim. Teremos um painel envolvendo a Brigada Militar e Polícia Civil, com apoio da ACI/FW, sobre o tema de Segurança Bancária e Empresarial. Estão todos convidados. Confirme sua presença junto à ACI de Frederico Westphalen, pois as vagas são limitadas.
 
Até semana que vem.
 
Notícia postada em 8/07/2013 - Jornal Folha do Noroeste - Coluna Cap Aguiar

Diretor do DI/BM visita CRPO Fronteira Noroeste

        Na tarde desta quarta-feira (10.07) o Comandante do CRPO Fronteira Noroeste, Coronel Worney Dellani Mendonça, recebeu a visita do Diretor do Departamento de Informática (DI) da Brigada Militar, Coronel Edar Borges Machado.
        O Cel Borges está em Santa Rosa acompanhando a instalação de equipamentos de informática (computadores e notebooks), que foram recebidos por este Comando Regional através do ENAFRON (Estratégia Nacional de Fronteira). Os equipamentos são destinados para equipar as Agências de Intelegência da área do Comando Regional.  

Abertura do Processo Seletivo do Programa de Militares Estaduais Temporários

O Diretor Administrativo da Brigada Militar torna público a abertura das inscrições para o Processo Seletivo do Programa de Militares Estaduais Temporários, visando à contratação de servidores para exercerem as funções de Soldado PM Temporário.
O Processo Seletivo destina-se a contratação para a Brigada Militar de 500 Soldados PM Temporários.
Os candidatos selecionados e contratados como Soldado PM Temporário vinculam-se, obrigatoriamente, ao Regime Geral da Previdência Social, sujeitando-se, no que couber, às normas aplicáveis aos integrantes da Brigada Militar.
A contratação será pelo prazo de dois anos, podendo ser prorrogada no máximo uma vez, pelo período de um ano.

As inscrições deverão ser realizadas através do site da Brigada Militar: www.brigadamilitar.rs.gov.br e serão validadas nos Quartéis da Brigada Militar no período de 05 a 31 de julho de 2013, no horário compreendido das 12h30min horas às 18h30min, de segunda a sexta-feira.
Por ocasião da inscrição, o candidato deverá fazer a opção da região onde deseja atuar como Soldado Policial Militar Temporário, conforme vagas disponibilizadas.

O processo seletivo será constituído de três fases distintas, a saber:
PRIMEIRA ETAPA: Prova Objetiva
SEGUNDA ETAPA : Exame de Saúde, Clínico e Odontológico
TERCEIRA ETAPA: Exame de Aptidão Física.
Edital no endereço:
https://www.brigadamilitar.rs.gov.br/Concursos/EditaisPMTemp.aspx


Comandante do CRPO prestigia formatura do Proerd em Santo Cristo

Na tarde desta quinta-feira (04/07) o Coronel Worney Dellani Mendonça, Comandante do CRPO Fronteira Noroeste, esteve no município de Santo Cristo prestigiando a solenidade de Formatura do Proerd (Programa Educacional de Resistencia às Drogas e a Violência), do 1º semestre 2013 daquela cidade.


O Programa contou com mais de 250 crianças e adolescentes de 5º e 7º anos, que tiveram aulas semanais com os instrutores Soldados Vanderléia Hammacher Butner e Joelson Régis Backes do pelotão da Brigada Militar de Santo Cristo, em um total de sete escolas das redes Estaduais e Municipais.

Estiveram presentes além do Cel Worney, autoridades como o Prefeito Municipal José Luis Seger, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Claudio Feiden, Secretaria Municipal de Educação, Marli Schmidt Kreutz, o Páraco da Igreja Matriz, Padre João Luiz Machri, Capitão Paulo Kunkel, Comandante da 2º Cia do 4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira de Santa Rosa, Tenente José Leonardo Moreira, Comandante do Pelotão de Santo Cristo entre outros. 

A formatura e o desenvolvimento do programa contou com o apoio das empresas Cressol e Dociole que também enviaram seus representantes.

CRPO Fronteira Noroeste - Excelência de Segurança Pública em Fronteira.

CRPO FNO Sedia Reunião dos Comandos

Durante os dias 03 e 04 de julho, na sede do CRPO Fronteira Noroeste, na cidade de Santa Rosa, realiza-se reunião dos oficiais representantes dos Comandos Regionais de Polícia Ostensiva (CRPOs) da fronteira para tratar assuntos atinentes ao Plano Tático Operacional da BM para as Fronteiras com vistas à Copa de 2014, que faz parte do Plano Tático Geral da BM.


Ainda, na pauta da reunião estão os convênios da Brigada Militar 2011 e 2012 (e CRPOs de Fronteira) com SENASP-ENAFRON (Secretaria Nacional de Segurança pública - Plano de Estratégia Nacional de Fronteiras) e estratégias de ações dos CRPOs de Fronteira em face da Jornada Mundial da Juventude, prevista para os dias 23 e 28 do mês de julho.



Participam da reunião o Coronel Worney Dellani Mendonça, comandante do CRPO Fronteira Noroeste, Tenente Coronel Claiton Rui da Costa Portilho, comandante do CRPO Missões (Santo Ângelo), fiscal de Convênios ENAFRON e relator do Plano Tático Operacional da BM para as Fronteiras; o Maj Vladimir Fernando Dalla Costa Ribas, comandante do 4º BPAF (Santa Rosa);  Maj Rogério Martins Xavier, do CRPO Fronteira Oeste (Santana do Livramento); Major Marcelo Vieira da Silva, do CRPO Sul; Capitão Rogério Luiz MARTINI, do CRPO Fronteira Noroeste (Suplente Fiscal Convênios ENAFRON).


CRPO FNO recebe novas viaturas policiais

Na tarde desta segunda-feira (01/07) o Comandante do Comando Regional de Polícia Ostensiva Fronteira Noroeste (CRPO FNO), Coronel Worney Dellani Mendonça, fez a entrega oficial de três novas viaturas policiais militares aos Batalhões da área do Comando.

Os municípios de Santa Rosa, sede do 4º BPAF (4º Batalhão de Polícia de Área de Fronteira), Três Passos, sede do 7º BPM (7º Batalhão de Polícia de Militar) e Seberi, município da área do 37º BPM (37º Batalhão de Polícia Militar) foram comtemplados, cada um, com uma viatura Renault Sandero, adesivada e equipada para ser utilizada nas atividades de policiamento ostensivo naqueles municípios.

As novas viaturas foram adquiridas através de orçamento do Governo do Estado e tem o proposito de reforçar a frota de veículos da Brigada Militar.