O que é ser Policial Militar?

Coluna do Capitão Aguiar - Jornal Folha do Noroeste

Nesta semana recebi uma cópia de um texto do primeiro sargento Alderi, comandante da Brigada Militar do município de Seberi, que me emocionou. Encheu-me de orgulho de ser policial militar. Não consegui escrever sobre mais nada. Pedi permissão a ele para publicar na íntegra. Simplesmente sensacional:

“Como POLICIAL MILITAR, em Porto Alegre, fui PARTEIRO, quando não dava tempo de levar uma grávida ao hospital, na madrugada.
Como POLICIAL MILITAR, fui psicólogo, tentando salvar uma mulher que estava com uma faca no peito e ameaçava se matar em Torres.
Como POLICIAL MILITAR, fui assistente social, quando tinha de confortar A MÃE DE UMA VÍTIMA assassinada por não possuir algo de valor que o assaltante pudesse levar;
Como POLICIAL MILITAR, fui pedreiro, ao participar de mutirões para reconstruir casas destruídas por temporais.
Como POLICIAL MILITAR, fui paramédico fracassado, AO VER UM COLEGA IR A ÓBITO A BORDO DA VIATURA, e sentir uma lágrima escorrer no rosto quando fazia parte da guarda de honra.
Como POLICIAL MILITAR, fui apedrejado por agricultores em manifestações que acreditava legítimas, mas tinha que estar postado em frente ao palácio Piratini.
Como POLICIAL MILITAR, fui obrigado a me tornar gladiador em estádios em que joga o próprio time que torço.
Como POLICIAL MILITAR, vi lágrimas brotar na face de um agricultor quando seu único animal e forma de sustento foi abatido e, no momento, nada pude fazer.
Como POLICIAL MILITAR, vi colega ser atropelado numa BLITZ por um desses cidadãos QUE, POR MEDO DA POLÍCIA, AFUNDOU O PÉ NO ACELERADOR E PASSOU POR CIMA DE VÁRIOS COLEGAS;
Como POLICIAL MILITAR me orgulho de OSTENTAR esta farda há mais de 25 anos.
Como Policial Militar, sou um cidadão, sou pai, esposo e filho e, sobretudo, um ser humano”.

Um resumo do amor à profissão, do amor à farda, do respeito. Um desabafo? Não sei, mas reflete nossa missão, nossa dor, nossos sentimentos. Adorei.

Até semana que vem.

Cap Carlos Aguiar - 37º BPM - Frederico Westphalen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Os Comentários e/ou Sugestões serão avaliados e após exibidos.

Moderador do Blog.