Conselho Superior reunido em Santa Rosa ouve palestra sobre desenvolvimento

A reunião mensal do Conselho Superior da Brigada Militar iniciou na quarta-feira (28), em Santa Rosa, com a participação do pró-reitor do campus da Unijuí no município, Pedro Luís Büttenbender, que palestrou sobre modelos de desenvolvimento e aspectos vinculados à Fronteira Noroeste.
"Desenvolver é planejar o futuro e o progresso necessita de cooperação", enfocou o professor, que também preside o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) da Fronteira Noroeste. Ele afirmou que nas políticas públicas de desenvolvimento, a segurança é uma célula fundamental. Refletindo sobre os motivos pelos quais algumas regiões ou municípios se desenvolvem mais do que outros, ele elencou quatro itens: competência dos quadros coletivos de ação e liderança; competência local na constituição de redes internas e externas; capacidade de construir uma visão consensuada de futuro; e densidade e qualidade de interação entre os atores.

Büttenbender ainda apontou temas estratégicos para a Fronteira Noroeste que merecem atenção. Ele destacou a transformação econômico-social da região, a densidade de municípios nesta faixa de fronteira, hidroenergia e o Aquífero Guarani.
Ao agradecer a explanação do  pró-reitor da Unijuí, o comandante-geral da Brigada Militar e presidente do Conselho Superior, coronel Fábio Duarte Fernandes, afirmou que as cidades produtivas e preventivas precisam ser construídas com a participação da sociedade. "O atual Comando da BM tem empregado o espírito cooperativo e buscado construir consensos para que a sociedade reflita sobre a complexidade e importância da segurança pública", disse o oficial. "Hoje a proposta é saber que polícia queremos e para nós está claro que buscamos a polícia da sociedade democrática", completou.
 
O coronel Fernandes destacou que nos últimos 10 anos a segurança vêm tendo prioridade no Corede da Fronteira Noroeste, mas que essas questões ainda precisam ser bastante discutidas e conclamou a área acadêmica para se aprofundar no tema.
 
Durante toda a quinta-feira (29), segue a reunião do Conselho Superior com debates em torno de assuntos relacionados à gestão e à operacionalidade da Corporação.
GABINETE DO COMANDANTE-GERAL


Texto e fotos: Jussara Pelissoli (RMT 6108)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Os Comentários e/ou Sugestões serão avaliados e após exibidos.

Moderador do Blog.