PEC da prevenção!

Quando escuto e vejo o noticiário sobre os absurdos que fizeram com o leite aqui em nosso Estado, lembro-me de meu sogro. Sim. Mas não porque ele também adultera. Bem pelo contrário. Lembro-me dele, pois me revolto. Revolto-me em ver tanta “falcatrua” e, ao mesmo tempo, vê-lo com seu corpo cansado, magro, todos os dias “tirando” leite. Já tentei inclusive, mas não tenho muita prática. É mais difícil que eu imaginava.
Revolto-me, pois admiro aquelas pessoas como ele que labutam diariamente para produzir nosso alimento. Revolto-me em ver tanta gente tirar proveito de tudo.
Vi ontem na TV um nutricionista dizendo que os índices de formol e ureia não são suficientes para causar prejuízo ao organismo. Menos mal. Mas discordo. Faz mal ao estômago. Dá ânsia de vômito tudo isso. Só queremos lucro. Maldito lucro, mas burlando as leis e os bons costumes.
As pessoas de bem pagam por aqueles que só pensam no proveito próprio, nem que, para isso, haja necessidade de desvio de verba, corrupção, sonegação…
Nós mesmos reclamamos das “falcatruas” existentes por aí e esquecemos que aquele “gato” na luz nada mais é que uma ilegalidade. Mas nós podemos? Claro que não. Ninguém pode. Se os impostos estão caros, vamos lutar para diminuir, mas não “furtar” eletricidade.
Vamos exigir mais de nossos representantesgente! Nós temos os poderes. Está lá na constituição: “O poder emana do povo, através de seus representantes eleitos”.
O que será mais que teremos de notícias? Além de vendas de licenças ambientais, adulteração de leite…
Ficamos na espera para descobrir a próxima “falcatrua”. Onde será? Como será? De onde virá? No refrigerante. No iogurte. Na carne. Nossa!
Nesta semana, tivemos uma nova edição do Programa Todos na Escola na cidade de Rodeio Bonito. Foi muito bom lidar com a comunidade escolar novamente. Tentar blindá-los. Mostrar a eles exemplos positivos. Mostrar que eles podem mudar esta realidade triste que vemos em todos os lugares. Chega. Foram quase 17 mil alunos que o programa já atingiu. Acredito fielmente que mudaremos as estatísticas em nossa região. Tudo se resume na PREVENÇÃO.
Prevenir é a solução. Sabemos que nossa função repressora é necessária. Mas devemos buscar o foco na prevenção com os pequenos, para que, quando assediados por traficantes, quando excitados para o uso de drogas, ou quando o pé ficar muito pesado no acelerador, lembrem-se de nossas aulas. Lembrem-se dos ensinamentos. Torço muito por isso. Na nossa geração ninguém vinha em nossa sala de aula. Só os professores. E, só eles, sobrecarrega. Não somos melhores que ninguém, apenas estendemos as mãos para ajudar pais e educadores na missão de criar adultos-cidadãos.
De nosso Batalhão surgiu a ideia do Programa, mas ele só está sólido e forte porque em nossa região temos uma unidade em prol da prevenção, em que Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público, Poder Judiciário e entidades particulares se abraçam e arregaçam as mangas. E não precisa de PEC alguma para que os resultados apareçam. Eis que somos sabedores que nossa comunidade quer resultados, independentemente da cor da farda, ou se é polícia ou não. O que importa é a PREVENÇÃO. Poderíamos até chamar nosso programa de PEC da prevenção
.Até semana que vem.
Coluna Capitão Aguiar - Jornal Folha do Noroeste - Frederico Westphalen - 24/05/2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

** Os Comentários e/ou Sugestões serão avaliados e após exibidos.

Moderador do Blog.